Apesar de andarem juntos em alguns momentos e processos, o Pix e o Open Finance não são a mesma coisa.
O Pix é o meio de pagamentos instantâneo do Banco Central do Brasil. Por ele, você pode realizar transferências e pagamentos instantâneos, disponíveis 24 horas por dia, nos 7 dias da semana, de forma gratuita.
Já o Open Finance, ou sistema financeiro aberto, é um ecossistema, criado pelo Banco Central do Brasil, que oferece diversas funcionalidades financeiras, sendo as principais o compartilhamento de dados e a iniciação de pagamentos. Essa última, por sua vez, permite que você inicie seus pagamentos a partir de diferentes plataformas, utilizando o saldo de sua conta em outra instituição, a qual poderá ocorrer, inclusive, utilizando o Pix como meio de pagamento.
Assim sendo, você poderá continuar a utilizar o Pix sem o Open Finance, mas também poderá usar o Pix para fazer um pagamento via Open Finance. Ou seja, são inovações independentes, porém complementares.
Como já dissemos, por meio do Open Finance, você pode realizar pagamentos via Pix, neste primeiro momento. Transações via TED, TEF, boletos e debitar automaticamente da sua conta serão disponibilizadas em futuro próximo.