Para declarar o imposto da sua Carteira Automatizada XP, basta seguir as mesmas regras existentes para a declaração de ativos de Renda Variável, de acordo com os ativos que compõem aquela carteira. Ainda, os proventos recebidos provenientes desses ativos podem ser declarados juntamente a proventos recebidos por fora. Na prática, nada muda em relação a uma carteira operada e gerenciada por você. Para saber mais sobre a declaração de ativos de Renda Variável, acesse o Guia Prático aqui.
Além disso, a XP tem uma parceria com a IR Trade, que possui uma ferramenta que possibilita aos investidores o total controle dos ganhos em renda variável para efeitos de tributação, que incidem sobre as operações financeiras nos mercados de ações e futuros. Com a parceria da XP, a IR Trade oferece a integração automática das operações, sem a necessidade de upload das notas de negociação.
O uso da calculadora é opcional e a cobrança é feita de forma separada da Carteira Automatizada. Conheça mais sobre a solução.