A chamada de margem ocorre em toda operação que deixa o cliente alavancado, das quais podemos citar:
- Operações a termo
- Venda descoberto de ações
- Negociação de contratos BM&F
- Operações no Mercado de Opções
O sistema automaticamente tenta alocar como garantia as ações que estão na custódia do cliente e são aceitas como garantia. Caso o cliente não tenha ativos ou já esteja utilizando para cobrir outra operação, é chamado valor financeiro para cobrir a margem.
A Chamada de Margem é da B3 e não se confunde com a Garantia Exigida XP, que é exigida pela XPI em momento diferente da exigência feita pela Bolsa e em valores diferentes, podendo ser maior ou menor.
Antes de realizar operações que acarretem Chamada de Margem, o Cliente deve buscar informações precisas sobre o valor necessário à cobertura.
No site da B3, o cliente pode consultar a lista de ativos aceitos para cobertura de margem exigida pela Bolsa. A Chamada de Margem da Bolsa ocorre diariamente, com base nas posições de fechamento do dia anterior, ou seja, após a alocação de todos os negócios realizados.
Os horários para movimentação de garantias podem ser consultados aqui. Em Pós-negociação poderá encontrar essa informação no Manual de Administração de Risco da Câmara de Compensação e Liquidação da B3, página 111.
Caso queira simular a chamada de margem, clique aqui.
Veja também:
- O que é a garantia exigida XP?
- Quais as diferenças entre Garantia Exigida XP e Margem da Bolsa?
- Como vincular as garantias?