Cotização
O prazo de cotização é o tempo entre a solicitação de resgate e a conversão de suas cotas em dinheiro. Geralmente, é estabelecido em dias úteis.
Durante esse período, o seu recurso continua rendendo junto ao fundo. Ou seja, mesmo que você solicite o resgate do fundo, o recurso continuará rendendo até o final da data de cotização.
Ao final desse prazo, é definido o valor final pelo qual as cotas serão resgatadas.
Liquidação
A partir do dia de cotização, passa a contar o prazo de liquidação, que é o tempo entre a cotização e o efetivo pagamento do resgate em sua conta XP. Geralmente, também é estabelecido em dias úteis.
Você pode consultar os dias para cotização e liquidação do seu fundo em sua posição de carteira ou no link abaixo, procurando pelo nome:
Entenda melhor com esse exemplo:
Vamos supor que estamos realizando o resgate de um fundo com 3 dias úteis de cotização, sendo 3 dias úteis para liquidação e o prazo de resgate: Cotização + Liquidação + 1 dia útil.
Se solicitarmos o resgate no dia 01/02/2021 (dia útil) até as 10h, esta ordem é processada no mesmo dia. Se pedir após às 10h ou em dia não útil, fica agendado para o próximo dia útil.
Sendo assim, processando hoje, o fundo ficará rendendo até 03/02/2021, 3 dias úteis após o dia de processamento.
Para a liquidação, temos 3 dias úteis, sendo assim, dia 08/02/2021. Para o efetivo resgate, temos o prazo de cotização e liquidação, acrescidos de 1 dia útil.
Assim, o valor irá cair na conta no dia útil, 09/02/2021, na conta bancária especificada, até o final da tarde.
Veja também:
- Qual a taxa de carregamento na XP?
- Como aplicar na minha previdência privada?
- Como funciona a carência do plano de previdência privada?