Para realizar a transferência de custódia é necessário ter uma conta ativa e o cliente deve solicitar a saída de seus investimentos na instituição de origem, onde os ativos estão, para que a portabilidade seja executada. A instituição pode exigir o envio da STVM (Solicitação de Transferência de Valores Mobiliários), e é possível gerar o documento no portal XP.
- Acesse o portal e, no menu superior, clique em produtos > portabilidade de investimentos. Responda o formulário que aparecerá na sua tela.
- O preenchimento do formulário irá gerar uma STVM, e o documento pode ser utilizado para solicitar portabilidade na instituição de origem.
- Procure instituição cedente para realizar a portabilidade de saída dos seus ativos. Apenas a partir dessa solicitação o processo será iniciado.
- Se você precisar do “Código do Investidor”, acesse o portal XP, no menu superior clique em produtos > portabilidade de investimentos. A informação estará no canto direito superior da tela.
- A instituição cedente possui o prazo de dois dias úteis para fazer o lançamento dos ativos, por questões regulatórias.
- Você deve acompanhar o processo na instituição onde estão os investimentos, a XP só recebe o que a instituição de origem enviar. Em caso de dúvidas, entre em contato com as equipes de atendimento, ou fale com o seu assessor de investimentos.
Importante:
- A instituição cedente tem dois dias úteis para fazer o lançamento dos ativos. Caso não o faça, o cliente deve verificar se não houve pendência na solicitação nesta instituição;
- Sua conta precisa estar ativa no Tesouro Direto. Caso você tenha mais de uma conta no Grupo XP, receberá o investimento na conta que estiver ativa no TD.
- Para consultar qual conta está vinculada, é possível ver essa informação no Portal XP, acessando no menu superior a opção produtos > portabilidade de investimentos > Conta de Tesouro Direto.