Primeiramente, lamentamos o ocorrido e sentimos pela sua perda. Vamos te ajudar com todas as instruções necessárias para lidar com todo o processo de espólio junto à XP.
1º Passo: É necessário realizar a comunicação do óbito junto a corretora através do passo a passo abaixo:
2. Preencha as informações pessoais, no campo Sobre qual tema deseja atendimento selecione Cadastro > Envio de documentos > Espólio.
3. Junto ao comunicado envie o Atestado de Óbito e a Certidão de Inventariante, juntamente com o nome completo e CPF do falecido;
4. Clique em Enviar.
Após isso, internamente a XP Investimentos irá validar a documentação enviada e seguirá com os próximos passos.
Importante: A comunicação é feita exclusivamente com o inventariante declarado.
2º Passo: Após validação interna dos documentos enviados para a XP Investimentos, é necessário enviar os documentos relacionados abaixo, conforme inventário realizado pelos herdeiros e inventariante.
Inventário Extrajudicial:
- Certidão de óbito;
- Instrumento Público de Inventário;
- Certidão de Inventariante;
- Documentos pessoais Inventariante e Herdeiros;
- Formulário de Diferentes Titularidades (Por herdeiro, se cabível);
- Formulário de liquidação (Clique aqui)
Inventário Judicial:
- Certidão de óbito;
- Partilha;
- Sentença Homologatória da Partilha;
- Certidão de Trânsito em Julgado;
- Formal de Partilha;
- Formulário de diferente titularidade (Por herdeiro, se cabível)
- Formulário de liquidação (Clique aqui)
3º Passo: Quando toda a documentação for recebida pela XP ou pelo Escritório de Investimentos, é necessário escolher uma forma de execução:
a. Resgate integral dos ativos do cliente falecido, recebendo o valor financeiro.
A ordem simples de resgate integral dos ativos deve ser enviada pelo inventariante por e-mail, com o formulário preenchido.
b. Transferir a titularidade dos ativos do cliente falecido
O prazo de Execução consiste em duas partes:
5 dias úteis para análise da documentação enviada;
30 dias para liquidação dos ativos ¹;
Observação¹: O prazo de execução do inventário pode variar de acordo com os ativos que o cliente possuía em conta, podendo ser maior ou menor a 30 dias.