A taxa de performance é uma remuneração baseada no resultado. Equivale a um bônus cobrado pelo administrador por ter conseguido entregar ao investidor uma rentabilidade superior a um referencial previamente combinado.
Em um fundo mais agressivo, a referência pode ser o Ibovespa. Assim, se ele tiver desempenho melhor que o do índice num determinado período, parte do ganho excedente – 10% ou 20%, por exemplo – ficará com o administrador.
Geralmente, esta taxa acontece apenas em planos de alto risco na XP. Você pode conferir se um determinado fundo possui tal taxa no link abaixo. É só selecionar o fundo e clicar:
Lista de Planos de Previdência
Fundo com taxa de performance vale a pena?
A taxa de performance é conhecida como a taxa mais justa do mercado financeiro. Você sabe por quê?
Ela é uma taxa que depende do fundo superar a expectativa de performance normal dele. Se um fundo com uma característica tal, tem expectativa de performance entre 12 a 15% ao ano –número completamente genérico, ok? – e consegue desempenhar 17%, permite-se pegar 20% do que ele passou do resultado esperado para o fundo, pelo ótimo resultado, acima do previsto e normal.
Nesse exemplo, como o fundo passou 2% do máximo esperado, ele pega 20% disso, 0,4%. Ou seja, a taxa de performance ocorre apenas quando o fundo performa excepcionalmente. Portanto, se ela foi cobrada, significa que nosso fundo performou muito bem e ganhamos ainda mais com isso.
Então, vale a pena investir em fundo com taxa de performance? Com certeza! Se há essa taxa, isso significa que os investidores estão tendo uma ótima rentabilidade
Veja mais:
- Quais taxas são cobradas na Previdência Privada?
- O que é a Taxa de Administração em Fundos de Previdência?
- Como iniciar um plano de Previdência Privada?
- Como realizar a portabilidade de plano de Previdência Privada para a XP?