O BDR, Brazilian Depositary Receipts, são certificados que representam ações emitidas por empresas em outros países, mas que são negociados aqui no Brasil, no pregão da B3 por todos os investidores.
Quem adquire um BDR, portanto, não compra diretamente as ações da empresa no exterior. Em vez disso, investe em títulos representativos desses papéis. Dessa forma, este ativo está exposto a variação cambial do dólar.
Vantagens dos BDRs:
1) Acesso às empresas listadas no S&P 500 e na Nasdaq 100: o mercado acionário brasileiro é algumas vezes menor que a Apple (sim, apensas uma empresa americana) e representa apenas 0,8% do mercado acionário global, enquanto a Nasdaq 100 e o S&P 500 representam 15% e 33%, respectivamente.
2) Diversificação setorial e maior universo de investimentos: São apenas 330 ações locais listadas em bolsa brasileira contra 550 BDRs acessíveis ao investidor.
3) Diversificação geográfica: Por mais que a maioria das empresas listadas em BDRs sejam americanas, encontramos em boa parte delas uma fatia significativa do faturamento vindo de fora dos EUA.
4) Declaração de IR: o recolhimento de impostos se dá através de DARF, semelhante a ações. Processo mais simples do que comprar ações diretamente em corretoras de outros países, tendo que seguir a legislação daquele país.
5) Sucessão patrimonial: através do inventário, o investidor já consegue fazer a liberação dos bens, enquanto no exterior o processo está sujeito a diversas taxas, podendo chegar em até 40% do valor que ficará com o governo.
Aproveite para ver quais são as principais BDRs recomendadas pela XP:
Top 10 Ações Internacionais (BDRs)
Preparamos um Material Completo sobre BDR no nosso blog para orientar os investidores no início das operações e detalhando ainda mais as opções.
Veja também:
- Como comprar um BDR?
- BDR paga dividendos?
- Quais os custos para comprar BDR?
- Imposto de Renda (DARF) para BDR